Por que dividir espaço com a concorrência faz seu negócio crescer?

Por que dividir espaço com a concorrência faz seu negócio crescer?

Todo mundo procura um espaço no mundo dos negócios para mostrar o potencial da sua ideia e alcançar o sucesso para sua empresa. Porém, nem sempre é tão simples assim, principalmente pela competitividade do mercado. Diferente do que muitos pensam, a concorrência é boa para os negócios, principalmente para quem busca sempre melhorar a qualidade dos seus produtos, serviços e atendimento.

A livre concorrência funciona como um gatilho para que as empresas se preocupem cada vez mais em conquistar seus clientes. E isso, por sua vez, também é excelente para o consumidor, que tem um maior poder de escolha, optando pelas melhores opções. Por essa razão, todo empreendedor que visa o sucesso do seu negócio precisa estar atento com sua concorrência, procurando sempre aprender e evoluir com eles. E quais são as vantagens da concorrência para o seu negócio?

Aumento de fluxo

A primeira grande vantagem em dividir espaço com empresas que ofereçam o mesmo mix de produtos que o seu, é o aumento no fluxo de clientes. Quando procuramos por um produto ou serviço sempre buscamos por várias opções e raramente nos prendemos a primeira.

Ao fazer uma pesquisa no Google sobre materiais de construção, por exemplo, você encontrará um resultado com dezenas de opções de lojas em uma região, o que permite que você avalie uma por uma até escolher a melhor. Na vida real é a mesma coisa. Quando uma pessoa busca por um produto, ela vai até uma região que ela acredite ter mais opções do mesmo segmento. E, da mesma forma que a taxa de acessos na segunda página de pesquisas no Google é muito baixa, porque as pessoas estão satisfeitas e confiantes com os primeiros resultados (os melhores resultados), o seu cliente também não irá procurar em várias regiões, apenas nas áreas onde acredita ter as melhores opções.

Por esse motivo, as regiões centrais sempre estão entre as mais procuradas, pois é o local onde há o maior fluxo de pessoas. As pessoas já estão ali – seja para trabalho, estudo ou por ser a região que liga todas as demais – e querem comodidade de encontrar o que buscam o mais próximo possível. E nessa perspectiva, ter concorrentes suficientes na região é bom para o seu negócio.  

Melhorias no atendimento e prestação de serviços

A concorrência é um grande impulsionador para melhorias no seu negócio. Quem abre uma empresa não quer perder clientes, por isso é importante se atentar com o que o concorrente está fazendo.

Estude-o e procure fazer sempre melhor. Personalize o seu atendimento, ofereça produtos com mais qualidade, preços mais atraentes e tenha um diferencial, que pode ser tanto um brinde, quanto oferecer estacionamento exclusivo – o que é um forte atrativo.

E quando estudar os seus competidores, tão importante quanto ver o que eles estão fazendo e melhorar isso na sua empresa, é perceber o que os concorrentes estão deixando de fazer. Às vezes, o público está pedindo/esperando algo que o seu concorrente não está oferecendo. É através da percepção dessa falha que você pode encontrar uma oportunidade para ampliar o sucesso do seu negócio.

Oportunidade de fidelização

Quando você estuda o mercado, enxerga as oportunidades e está localizado próximo de outras empresas que atraiam o seu nicho de público, você tem uma oportunidade de se destacar. Perder um cliente é pior do que deixar de ganhar um novo cliente, por isso, preocupe-se com a qualidade dos seus serviços a fim de conquistar, cativar e fidelizar.

Ignorar os seus concorrentes é uma péssima escolha. Estar próximo deles pode ser muito bom para o seu negócio, se você considerar as vantagens apresentadas. Então estude-os e pense sempre em melhorar o seu negócio. Somente dessa forma é possível alcançar o tão almejado sucesso.

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