Quer melhor praça comercial que o centro de Curitiba?

Quer melhor praça comercial que o centro de Curitiba?

Em nosso último post aqui no blog falamos sobre o que é Marketing Mix e como ele pode ajudar na estratégia de vendas, no qual apresentamos os 4Ps do marketing, um dos conceitos mais importantes nas áreas de marketing e vendas.

Os 4Ps são 4 setores que toda empresa deve ter em sua estratégia de vendas: Produto, Preço, Praça e Promoção. Se essas quatro esferas não estiverem alinhadas e equilibradas, tenha certeza de uma coisa, sua empresa não vai sair do lugar.

Usamos no post anterior o exemplo da Havaianas, que em meados dos anos 90 mudou todo o seu posicionamento, lançando um novo produto: Havaianas TOP, com uma tabela de preço diferente, para novos centros de distribuição e comercialização e com ótimas campanhas de publicidade. Isso tudo fez com que a marca deixasse de ser uma simples marca de sandálias de borracha para se tornar um item de desejo da população, não só aqui no Brasil, mas pelo mundo afora.

Mas esse com certeza não é o único exemplo. Se você pensar em qualquer marca de sucesso perceberá que elas utilizaram essa estratégia em seu plano de vendas. Coca-Cola, McDonald’s, Apple, Subway ou todas as marcas de sucesso usam essa simples estratégia: ter um produto carro-chefe que visa atender a praticamente todas as necessidades do mercado, com um preço estabelecido de acordo com o valor da marca e do produto, ter pontos de vendas únicos e diferenciados da concorrência e anunciar em inúmeros canais. Tudo isso combinado reflete no sucesso de vendas.

E essas estratégias não se refletem apenas em empresas gigantescas. Se prestarmos atenção no nosso comércio regional percebemos as mesmas estratégias. E apesar de todos os 4Ps serem extremamente importantes, hoje falaremos daquele que você deve ter mais cautela, pois escolhê-lo errado pode ser catastrófico para o seu negócio. Estamos falando da Praça.

O que é a Praça?

Praça é, essencialmente, onde seu produto será comercializado, os chamados Pontos de Vendas (PDVs). Portanto, ela pode ser um local físico (uma loja em um shopping, galeria, na rua, etc.) ou virtual (um e-commerce).

Mas Praça não se resume apenas ao local de vendas. Distribuição e logística dos produtos também são quesitos indispensáveis da Praça. Então é preciso fazer uma série de análises para escolher o melhor ponto para o seu negócio, mas a principal questão que você deve ter em mente é como o seu cliente chegará até você.

Como escolher um PDV ideal para o meu negócio?

Antes de definir seu ponto é preciso ter um conceito simples na cabeça: ele é de passagem ou de destino? Se o seu público é atraído pela fachada, é um ponto de passagem. Agora, se os clientes precisam se deslocar até a loja e estão dispostos a isso – como em um cabeleireiro ou restaurante, por exemplo – o seu negócio é de destino. Nenhuma das duas formas é ruim, é preciso apenas ter a ciência disso para procurar o melhor ponto.

Um negócio de passagem depende de um alto fluxo de pessoas, por isso é necessário uma boa visibilidade e tentar aproximar a venda da porta para captar os clientes. Já no negócio de destino, é preciso de atrativos extras, como estacionamento.  

Então, para você identificar qual a melhor Praça que você pode atuar, pense:

  • Onde seu público costuma procurar pelos produtos e serviços semelhantes aos seus?
  • Quais os tipos de estabelecimentos concorrentes que existentes hoje (pontos físicos ou virtuais)?
  • Sua empresa tem acesso a canais de distribuição efetivos?

Respondendo essas questões, você decidirá qual a melhor estratégia de Praça para o seu negócio. A região central das cidades costumam ser a melhor opção para empreender, visto que são regiões com enorme fluxo de pessoas, diversas empresas com o mesmo nicho de mercado – mesma clientela -, além da facilidade de locomoção.

Leia também: Por que abrir meu negócio na Travessa é a melhor escolha?

Por que o Centro é a melhor Praça para o seu negócio?

Em Curitiba, o Centro Histórico tem se destacado como uma proeminente Praça para o comércio. Englobando desde o Teatro Guaíra até o Largo da Ordem, o Centro é uma região rica em cultura e história. É difícil encontrar um curitibano que nunca foi a Feirinha do Largo, ela é uma das maiores atrações da cidade, que também conta com inúmeros pontos turísticos de cultura e lazer, como igrejas, museus, praças, monumentos e diversos bares.

Para você entender as vantagens do Centro vamos fazer uma analogia com a internet. Você chamou amigos para um jantar na sua casa e você quer fazer strogonoff, porém você não lembra da receita. Então, onde você procura? No Google certamente, mas ao pesquisar “como fazer strogonoff” no buscador, você chega a ir até a segunda página de resultados?

É praticamente certo que você encontrará tudo o que precisa já na primeira página e nos primeiros resultados. Isso porque o Google trabalha com um sistema que apresenta por primeiro os resultados mais relevantes para a sua pesquisa. Logo, você não precisará se deslocar para a segunda página para encontrar o que deseja, pois o buscador oferece as 10 principais opções já de início. Dá mesma forma funciona com o comércio.

As famosas Rua das Noivas, Rua das Malhas, Rua das Flores, Rua dos Carros, Rua das embalagens, etc., têm a mesma funcionalidade: encontrar várias opções do que você procura em um único lugar. E elas fazem sucesso, afinal, é muito cômodo e prático para o consumidor. Da mesma forma funcionam as regiões centrais. Você não precisa percorrer a cidade para encontrar o que procura, pois nesta região provavelmente encontrará diversas opções.

Leia também: A Travessa é aposta para qualidade de vida no centro histórico de Curitiba.

Localização privilegiada e alto fluxo

Portanto, a Região Central com certeza é a melhor opção para empreender. Um ponto com alto fluxo de pessoas se deslocando para seus afazeres, a localização privilegiada e integração com as demais regiões, além da enorme força e centralização do comércio. Esses são diferenciais incríveis para abrir um negócio no Centro.

E A Travessa é o local perfeito para quem busca melhorar sua qualidade de vida, se divertir e reunir os amigos e família, o que a torna também o local perfeito para você abrir o seu negócio. Localizado na Rua Treze de Maio, 439, a galeria está aberta todos os dias para o público. Para visitas com um dos corretores da Imobiliária Prates, o horário é de segunda a sábado a partir das 9h, também é possível agendar visitas aos domingos. Venha conhecer!

Quer saber mais sobre investimentos comerciais? Acompanhe nosso blog e nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo sobre A Travessa.

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