Como mudar de ponto comercial sem perder clientes

Como mudar de ponto comercial sem perder clientes

Quem abre um negócio não quer ver ele estagnado, mas sim crescendo. Independentemente da área ou porte da sua empresa, a localização tem um papel fundamental para a expansão. Por isso, é importante sempre estar atento se o local do seu negócio não está atrapalhando o crescimento da sua empresa. Mas como saber se está na hora de mudar a localização da sua loja?.

Alguns sinais apontam que é hora de mudar, como: seu público-alvo está em outra região; não há segurança na região que você está; a região não condiz com a imagem da empresa; dificuldade de acesso, fazendo você, sua equipe e sua clientela perder muito tempo para se deslocar até sua empresa; não tem como você competir com a concorrência e, principalmente, a falta de espaço no imóvel impedem o crescimento do seu negócio.

Contudo, mudar de local não é uma tarefa tão simples, principalmente quando você já está há um bom tempo na região. Afinal, você já tem clientes e o medo de perdê-los se apresenta como a maior dificuldade para mudar. Por isso, escrevemos este artigo para te ajudar a fazer a transferência do seu ponto comercial sem perder seus clientes. Confira:

Estude o novo endereço

A necessidade de ir para um lugar maior, para expandir e ter capacidade de atender mais clientes bateu à porta? Ótimo, mas lembre-se que não é apenas o espaço em si que deve ser analisado, a acessibilidade a ele também. Afinal, ir para um lugar que dificulte mais ainda o acesso, tanto da sua equipe quanto dos clientes, não é uma boa estratégia.

É importante estar onde o seu público está. Para isso, pesquise bem a nova região. Veja se há um bom fluxo de pessoas na região, se é de fácil acesso e quem é a vizinhança, há concorrentes ou empresas que compartilham do mesmo público que o seu?

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Pergunte ao seu cliente

Sabe aquele cliente fiel, que compra frequentemente com você e já criou uma relação com a empresa? Pergunte o que ele acha do atual local e sobre uma mudança. É importante saber a opinião dos clientes, principalmente se eles irão continuar frequentando o espaço. Ter essa informação te ajudará a escolher o novo local. Afinal, você quer mais clientes fiéis, não é mesmo?!

Mude para um lugar melhor

Não considere apenas o espaço físico na hora de mudar, mas também o efeito estético, a segurança, resistência e manutenção. Preocupe-se com a iluminação que incidirá sobre os produtos, pois ela é que guiará os clientes pela loja. Uma dica é optar por salas comerciais com pé-direito alto, pois amplia o espaço e torna o ambiente mais elegante. Lojas com arquitetura moderna são excelentes opções.

Atentar-se a esses três tópicos com certeza aumentará as chances de sucesso do seu negócio. Mas  lembre-se, na hora de escolher o local para o seu comércio, que a rotina é cada vez mais corrida e o tempo cada vez mais curto. Portanto, as pessoas procuram encontrar soluções para suas necessidades em locais com a maior concentração de serviços possíveis. Assim, ambientes que ofereçam lazer, entretenimento e serviços rotineiros são os mais procurados.

Além de oferecer um espaço seguro e de fácil acesso, você precisa oferecer uma estrutura aconchegante, tranquila e atraente aos clientes.

Divulgue a mudança

A divulgação da mudança deve começar antes mesmo de ela acontecer. Não espere seus clientes chegarem até o local e se depararem com uma porta fechada e um aviso de mudança. Isso pode fazer com que você perca clientes.

Comunique-se com o seu público. Placas ou banners de aviso no local funcionam muito bem. Até mesmo durante a venda, avise o cliente que caso ele queira voltar você estará em um novo local. Use as redes sociais, informativos por e-mail, mensagens de aviso e até mesmo ligações comunicando a mudança e convidando-os a conhecer o novo espaço.

É importante que os clientes saibam previamente sobre o novo local, principalmente quando o seu objetivo é a fidelização. Isso mostra a importância deles para a sua empresa.

Inauguração do Novo Espaço

Faça da inauguração do novo espaço um dia especial. Convide os atuais clientes e divulgue bastante, principalmente pela região do novo endereço. Não precisa ser um grande evento, comes e bebes e promoções especiais para o dia da inauguração são boas formas de atrair seus clientes.

É importante fazer com que as pessoas conheçam seu novo empreendimento. Assim, além de manter sua clientela, você conquistará novas vendas com facilidade.

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