Mapeamento de concorrentes: quem são, o que vendem e como vendem?

Mapeamento de concorrentes: quem são, o que vendem e como vendem?

Conquistar um lugar no mercado está cada vez mais difícil, em grande parte pelas altas concorrências e a globalização. Desse modo, quem deseja ganhar espaço precisa se atentar a alguns fatores que são cruciais ao impacto do seu negócio. Podemos listar três como os principais: o atendimento ao seu cliente, fornecedores e parceiros e conhecer seus principais concorrentes.

O bom atendimento deve ser algo natural, porém isso se mostra, às vezes, como uma tarefa difícil quando você não conhece o ambiente no qual está inserido. Fornecedores e parceiros servem de base e suporte para o seu negócio. Eles são determinantes para o seu sucesso, pois fornecedores de qualidade resultam em serviços de qualidade. Mas não podemos deixar de lado os concorrentes. É importante se esforçar para conhecê-los melhor, identificar onde estão, o que fazem, como pensam e o que querem. Com informações assim é possível melhorar seu atendimento e captar os parceiros e fornecedores certos para o seu negócio.

Mapear a concorrência e conhecer o ambiente em que você está entrando é muito importante, pois ajuda em inúmeras decisões importantes que serão tomadas. Não ter esses conhecimentos pode arruinar qualquer ótima estratégia. Hoje, realizar este mapeamento está cada vez mais fácil, graças ao auxílio de dezenas de ferramentas. Elas tornam mais fácil compreender quem são os concorrentes e de onde eles vêm.

Para utilizar esse método é importante realizar um agrupamento de todos os seus clientes, identificando as principais características e atributos comparados a empresa/produto. Há 3 aspectos principais que devem ser considerados nesse agrupamento de clientes:

Preço

É comum alguns clientes priorizarem o preço, não buscando qualquer diferença entre qualidade. Dessa forma, algumas empresas concorrem no mercado apenas por preço, e você precisa saber quem são essas empresas.

Analise as características do seu produto e os critérios de formação de preço. Em algumas situações é possível trabalhar com as margens. Entender a liberdade em ajustar seus preços poderá ser fundamental em sua estratégia de negócio.

Valor

Valor é diferente de preço. O valor está relacionado à importância do produto ou serviço para o cliente. O valor é criado por meio de alguns fatores que o diferencie, como o atendimento. Criar o chamado “valor agregado” é extremamente vantajoso para sua empresa, pois o seu cliente – caso fique satisfeito e encantado com o seu produto/serviço – dará preferência ao valor ao invés do preço.

Marca

Também é comum clientes que escolhem um produto pela marca, ignorando a qualidade ou o preço. Assim, é importante identificar o peso da marca do seu concorrente e saber como a sua empresa está posicionada quanto a isso. Essa análise é fundamental para o mapeamento dos seus concorrentes. Há alguns fatores a serem levantados do seu concorrente, como:

  • Analisar a forma como ele divulga. Isso servirá como um indicador sobre quem é o público alvo dele.
  • Quais ações ele realiza? Identificar qual a estratégia dele.
  • E quais são os apelos feitos por ele?

Como analisar a concorrência ao abrir um novo negócio?

Se você quer tirar a ideia do papel e investir no próprio negócio, analisar seus concorrentes é importante. Então, esses aspectos podem ser muito úteis:

  • Destaque as principais empresas que você conhece que atuam no mesmo mercado que você pretende investir, independentemente do tamanho ou localização. Considere não só os atuais concorrentes, mas também aqueles que podem se tornar, como os concorrentes indiretos.
  • Coloque-se na posição do cliente. O produto/serviço que você irá oferecer, em quais lugares você procuraria caso fosse um cliente?

Isso servirá como norte para você começar a executar o seu negócio. Ele poderá lhe auxiliar na escolha do ponto onde você instalará seu negócio e segmentará seus clientes. Já falamos antes como é importante estar próximo de empresas que trabalhem com o mesmo nicho que o seu. Além da certeza de público – como por exemplo, a Rua das Noivas, Rua das Malhas, Rua dos Móveis, etc., são famosas pela enorme variedade e facilidade de encontrar um tipo de produto – há a oportunidade de melhorias no seu negócio.

Uma região livre de concorrentes nem sempre é um bom sinal. Será que é um ponto interessante ou que precisa do seu produto/serviço? Será que alguém já se arriscou ali e não deu certo? O local não é atraente para o seu público? É importante saber como escolher um ponto comercial para estar onde o seu público está. Logo, onde seu concorrente também está.

Lembre-se que estudar e analisar seu concorrente é uma forma de identificar oportunidades para sua empresa crescer. Assim, desenvolvendo negócios que ofereçam o que seu cliente busca.

Desenvolvendo um negócio de sucesso

Se você tem interesse em investir no mercado de produtos veganos, o centro de Curitiba é o local ideal para o seu negócio. E A Travessa é o local perfeito para quem busca melhorar sua qualidade de vida, se divertir e reunir os amigos e família, o que a torna também o local perfeito para você abrir o seu negócio. Localizado na Rua Treze de Maio, 439, a galeria está aberta todos os dias para o público. Para visitas com um dos corretores da Imobiliária Prates, o horário é de segunda a sábado a partir das 9h, também é possível agendar visitas aos domingos. Venha conhecer!

Quer saber mais sobre investimentos comerciais? Acompanhe nosso blog e nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo sobre A Travessa.

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