Estética e gestão de negócio: como ter uma empresa moderna e sempre atrativa

Estética e gestão de negócio: como ter uma empresa moderna e sempre atrativa

O desejo de todo empreendedor é ver o seu negócio prosperar e para isso, o principal foco deve ser aumentar suas vendas. Para tanto, é preciso de clientes, tanto novos quanto fidelizar os já existentes. Porém essa não é uma tarefa tão fácil, ainda mais na situação econômica que o país vive, conquistar novos clientes tem sido uma tarefa árdua.

Como atrair clientes?

Experiências positivas, essa é a melhor forma de atraí-los e fidelizá-los. Todo ser humano gosta de ser bem tratado, sentir-se acolhido e seguro, por essa razão é essencial que sua empresa ofereça ao público um ótimo atendimento, deixando seu cliente satisfeito e acolhido. Ao ser bem tratado as chances, não só de voltar, mas de indicar seu negócio para outras pessoas é muito grande.

Existem gatilhos importantes que possibilitam essa experiência positiva e agradável aos seus clientes. O chamado marketing sensorial, criar relações essenciais para que sua empresa seja sempre lembrada. A visão, a audição, o tato, o olfato e o paladar são os 5 sentidos a serem trabalhados para gerar essa boa experiência, visando à geração de um maior impulso de compra nos consumidores.  

Visão: Invista em uma estrutura moderna e aconchegante

Sabe aquela expressão “a primeira impressão é a que fica”? Está certa. A estética é a primeira impressão que um cliente tem quando conhece um novo estabelecimento. Por essa razão, o visual da sua loja deve ser atrativo, desde a identidade visual (logo, conteúdos impressos e digitais) até a fachada, vitrine e ambiente interior da sua loja.

É importante criar uma padrão, principalmente de cores e formas a fim de fixar esses sentidos no seu cliente. Dessa forma, quando ele ver aquela cor ou forma em outro local, lembrará da sua empresa, da sua marca. Preocupe-se com sua vitrine. Além de estar organizada, cuide para que seja feita uma iluminação correta nos produtos e que essa iluminação guie-os para dentro da loja.

Como dito, o objetivo é oferecer um ambiente confortável para o consumidor, então além dos aspectos estéticos, considere também segurança e conforto para seus clientes.

Também é extremamente importante que sua loja esteja localizada em uma região boa e atrativa. Localidades conhecidas pela sua riqueza cultural, histórica e/ou turísticas são excelentes pontos para instalar seu negócio e as arquiteturas modernas são uma excelente opção para qualquer negócio.

Audição: O som está relacionado ao estado de espírito

Sabe quando ouvimos uma música e ela traz um sentimento, uma lembrança ou uma sensação? Isso ocorre porque o som ativa automaticamente em nosso cérebro diversas sensações e lembranças de momentos prazerosos, ou nem tanto. A música tem essa capacidade de trazer bons sentimentos, melhorar o humor, elevar a paz de espírito. Essa função da música é muito utilizada no comércio pois ao melhorar o humor do cliente, o deixa mais propenso a finalizar o ato de compra.

Alguns sons podem trazer felicidade, outros tristezas, podem animar, trazer sonolência, despertar agressividade ou acalmar. Por isso é extremamente importante analisar qual tipo de sensação você deseja que seu cliente sinta quando estiver na sua loja.

Olfato: Cheirinho de vendas

Você gosta de entrar em um lugar que está cheirando mal? Se você não gosta imagina seu cliente? O bom cheiro está relacionado com a nossa sensação de limpeza e harmonia. Então busque colocar aromas agradáveis na sua loja, mas cuide com os aromas fortes que acabam sendo desagradáveis. Além da sensação de limpeza e frescor, o aroma da sua loja pode se tornar uma lembrança positiva da sua marca para o seu cliente.

Tato: Evite sensações desagradáveis

Esse é um sentido dos mais difíceis a ser explorado já que seu grande foco está no design de produtos. Mas caso sua loja tenha móveis para o seu cliente sentar, é importante não usar tecidos que causam certo incômodo, principalmente para as mulheres que costumam usar roupas que deixam o contato entre corpo e superfície mais suscetíveis.

Paladar: Conquistando pelo estômago

O objetivo desses gatilhos é atrair e conquistar novos clientes e já ouvimos várias vezes que “conquistar pelo estômago é mais fácil”. E é mesmo. Uma solução simples é oferecer petiscos e bebidas, como doces e café. Imagina servir ao seu cliente um café especial que ele adora, sempre que ele for tomar café irá se lembrar: “Nossa, aquela loja que eu vou tem um café incrível”.

Dentre os 5 sentidos, a visão é o que causa maior impacto na memória. Esse sentido é tão eficiente que representa 75% da capacidade de memorização, enquanto a audição contribui com 9%, o olfato com 5% e o tato e paladar somam 11%, segundo estudo da UFRGS. Então se você quer aumentar suas vendas e conquistar mais clientes precisa se atentar a esses pequenos detalhes que são essenciais para o sucesso de qualquer negócio.

A Travessa é uma galeria comercial que disponibiliza todas essas vantagens bem no Centro Histórico e Cultural de Curitiba, com fácil acesso, que traz conforto, lazer, cultura, arte e muito entretenimento junto a uma arquitetura moderna, além de contar com estacionamento próprio e inúmeros outros na região.

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