Empreendedorismo: crescimento de veganos e vegetarianos em Curitiba

Empreendedorismo: crescimento de veganos e vegetarianos em Curitiba

Curitiba já é conhecida como a capital brasileira da alimentação saudável. Segundo uma pesquisa feita pelo IBGE em 2012, 11% da população de Curitiba se diz vegetariana ou vegana. A cidade fica atrás apenas de Fortaleza, com 14%. Esse percentual representa cerca de 227 mil curitibanos que abdicaram da sua dieta produtos de origem ou derivados de animais.

Porém, o veganismo ultrapassa as barreiras alimentares. O estilo de vida reflete também nos produtos consumidos, que não devem conter em suas matérias-primas qualquer indicio de origem animal. Hoje já é possível encontrar calçados, roupas, acessórios e cosméticos veganos.

Leia também: 3 itens essenciais para o seu negócio crescer.

Nicho de mercado

E esse aumento no número de pessoas que assumiram o vegetarianismo ou veganismo como estilo de vida, mostra uma excelente oportunidade para investimento. O crescimento na demanda para esse tipo de produto já levou muitos empreendedores a criarem empresas específicas para esse público. No Brasil, já existem cerca de 230 restaurantes vegetarianos e veganos, além da excelente quantidade de lançamentos de pratos e lanches veganos em restaurantes não-vegetarianos. O que levou a um faturamento acima de US$ 27 bilhões no país, em 2015 – segundo levantamento da Euromonitor. Em Curitiba são pelo menos 40 estabelecimentos, entre armazéns, restaurantes, empórios e lanchonetes, voltados exclusivamente para esse segmento. 

A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) fez um levantamento usando a ferramenta Google Trends, e constatou um crescimento de 1.000% na quantidade de buscas pelo termo vegano nos últimos quatro anos só aqui no Brasil. Com o aumento da procura entre 150 e 250% ao ano, mostra que há um crescimento exponencial da demanda, superando a oferta atual do mercado. Com isso, as oportunidades para investimentos no setor são muito promissoras.

Leia também: 3 Erros na hora de escolher um ponto comercial.

Para alguns especialistas, essa evolução deve-se as mudanças de hábitos dos brasileiros. A preocupação com qualidade de vida, saúde e estilo de vida mais leve e consciente fez com que as pessoas buscassem por novas alternativas de consumo, refletindo na dinâmica do mercado. Portanto, se você tem interesse em investir no mercado de produtos veganos, o centro de Curitiba mostra-se o local ideal para o seu negócio.

Quer saber mais sobre investimentos comerciais? Acompanhe nosso blog e nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo sobre A Travessa.

Deixe uma mensagem

Seu endereço de e-mail não será publicado.

50% Desconto

NO ALUGUEL DURANTE O 1º ANO

Fechar