Como saber se meu negócio está pronto para crescer?

Como saber se meu negócio está pronto para crescer?

Um negócio seguro e bem-sucedido é o objetivo de todo empreendedor. E quem alcança isso na sua empresa não pretende parar por aí. Ter uma empresa grande o suficiente para se tornar referência na sua área de atuação é o desejo de todo grande empreendedor. Mas o caminho até lá não é tão simples. É preciso uma série de cuidados, estudos e pesquisa e, claro, muita dedicação e trabalho para que o negócio, agora pequeno, torne-se grande.

Contudo, diversos empreendedores têm a mesma dúvida: o meu negócio está pronto para crescer? Essa pergunta pode ser respondida analisando alguns pontos-chave do seu negócio. Então, trouxemos aqui dez sinais para identificar se o seu negócio está pronto para avançar para uma nova fase.

Leia também: Por que dividir espaço com a concorrência faz seu negócio crescer?

1- Não há mais como administrar o negócio sozinho

Quando chega o momento em que você precisa delegar tarefas, é um sinal que, além de estar indo bem, a empresa precisa crescer. Portanto, nesse momento é necessário ter consciência de que é preciso abrir mão do controle total da empresa e adotar uma gestão bem estruturada. Sim, não é fácil, mas é preciso!. Quem comanda um negócio que está em crescimento deve estar preparado para tomar decisões mais estratégicas do que operacionais.

2- Necessidade de contratar especialistas

Para um negócio ter sucesso é necessário um especialista na área, que nem sempre será o proprietário da empresa. O especialista trará para a empresa uma visão mais profissional e precisa sobre o ramo de atuação, podendo melhorar processos e gerenciar de uma maneira confiável.

Então, se há a necessidade de contratar profissionais qualificados, é um sinal de que a empresa está amadurecendo e crescendo, necessitando de outras competências.

3- O negócio alcançou estabilidade

A empresa passou por vários desafios, conquistou clientes, conseguiu um espaço no mercado e, enfim, estabilidade. Então, é hora de estruturá-la para o próximo passo: expandir, evitando o perigo de estagnar.

4- Melhore os métodos para acompanhar os resultados

Quando acompanhar os resultados da empresa e dos investimentos feitos torna-se uma tarefa difícil, é hora de tomar cuidado e melhorar métodos, como transformar resultados em indicadores. Isso facilitará a análise dos resultados e dos pontos nos quais há necessidade de melhorias.

5- Crie uma cultura corporativa

Quanto maior o negócio, provavelmente será maior o número de funcionários, o que torna difícil acompanhar o desempenho de cada um. Portanto, é importante estabelecer regras e normas, com o objetivo de criar um padrão de qualidade na empresa. Isso faz com que ela funcione sozinha, mesmo na ausência do empreendedor.

6- Não perca espaço para a concorrência

Para evitar que a concorrência se aproprie dos seus clientes ou do seu espaço no mercado, impedindo o seu crescimento, basta investir na qualidade dos produtos e serviços oferecidos, junto com preços competitivos e bom atendimento.

7- Atente-se ao mercado, principalmente aos seus concorrentes

Uma excelente maneira de começar a expansão da sua empresa é estudando o mercado, em especial os seus concorrentes. Por meio de uma análise de pontos positivos e negativos, é possível identificar quais as fraquezas deles e atacar ali. Talvez o seu concorrente esteja ignorando uma tendência do mercado e você pode se aproveitar disso para expandir.

8- O segmento no qual você atua está crescendo

Acompanhe a maré. Se o segmento está em alta, é um bom sinal para investir na expansão, além de ser mais seguro para a empresa.

9- Você consegue expandir sem perder a qualidade?

Se a resposta for sim, sua empresa está no momento certo para expandir. Agora, se for não ou até mesmo um talvez, é melhor analisar o que deve ser melhorado para não afetar na qualidade do seu serviço. A final, do que vale expandir sua empresa e perder clientes?

10- Você está preparado para lidar com os custos da expansão

Tudo tem um custo, principalmente quando se trata de expandir um negócio. Isso significa que aumentará os custos com mão de obra e despesas fixas. E nesse momento que se torna tão importante o controle do fluxo de caixa e custos.

Saber identificar esses pontos no seu empreendimento é fundamental para crescer com segurança. Estudar e planejar o seu empreendimento é o primeiro passo, não queira apressar a expansão da empresa, tenha um plano bem traçado para crescer com tranquilidade e estabilidade.

Quer saber mais sobre investimentos comerciais? Acompanhe nosso blog e nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo sobre A Travessa.

Deixe uma mensagem

Seu endereço de e-mail não será publicado.

50% Desconto

NO ALUGUEL DURANTE O 1º ANO

Fechar