Como saber se está na hora de mudar a localização da sua loja?

Como saber se está na hora de mudar a localização da sua loja?

Independente do seu negócio ou do tamanho dele, a localização tem um papel fundamental nos resultados. É preciso estar atento a detalhes menos evidentes quanto a localização ou estrutura, como a harmonia entre empresas e comunidade ou segurança da regiãoE, com certeza, escolher o local para instaurar o seu negócio não é uma decisão fácil. É preciso planejar e pesquisar muito. Características como demografia, concorrência, deslocamento, segurança e leis têm grande peso na escolha do imóvel ideal.

É fácil entender a relação entre a escolha do local e o sucesso da empresa. Basta compreender que para um negócio dar certo ele precisa de clientes. Não ter clientes é um sinal de que a empresa não está indo bem. E existem inúmeros motivos para explicar esse problema com clientela: os preços do seu produto podem estar muito altos, o seu atendimento pode ser ruim, ou seu cliente pode não querer ir até sua loja por questões de má localização – falta de segurança, ser longe, difícil acesso, estética ruim ou talvez ele não perceber o seu negócio. Por esse motivo, é importante avaliar o desempenho constantemente para descobrir se a sua localização está prejudicando os resultados.

6 indicativos de que é hora de mudar

Primeiramente, avalie o seu último ano fiscal e considere a mudança de local se esses fatores forem recorrentes:

1- Seus principais clientes estão em outro local

Os clientes são o combustível para o sucesso de qualquer empreendimento. Se você não tem clientes, você praticamente não tem nada. Como já falamos por aqui, esteja onde seu público está. Suponhamos que o seu público principal está no centro e você na região metropolitana da cidade. A não ser que seu produto/serviço seja indispensável, que você seja o único a vendê-lo, ou que seu preço seja MUITO abaixo da concorrência e com uma qualidade maior, é muito improvável que o seu público atravesse a cidade para comprar com você.

2- Falta de segurança

A localização é um fator determinante para o seu público. Além de buscar lugares de fácil acesso e próximos, como a região central, o consumidor busca por lugares seguros para fazer suas compras. Então, além de estar bem localizado, você precisa estar em um local que transmita segurança para você e para seu cliente. Centros comerciais, shopping centers e galerias, como A Travessa, podem ser uma boa solução, pois contam com sistemas de segurança completos, gerando maior conforto e tranquilidade para os lojistas e clientes.

3- Você e sua equipe perdem muito tempo em deslocamento

Já dizia o ditado popular, “tempo é dinheiro”. E é mesmo. Para empresários, tempo é um recurso precioso, então, perdê-lo deve ser evitado ao máximo. E uma forma de perder tempo é com o deslocamento. Perder mais de duas horas diárias com deslocamento até a sua empresa resulta em um problema com produtividade e resultados.

4- O bairro não condiz com a imagem da sua empresa

A localização do seu negócio conta muito na hora de construir uma identidade. Sabe aquela expressão “a primeira impressão é a que fica”? Está certa. A estética é a primeira impressão que um cliente tem quando conhece um novo estabelecimento. Por essa razão, além de um visual atrativo – desde a identidade visual (logo, conteúdos impressos e digitais) até a fachada, vitrine e ambiente interior da sua loja – a sua empresa deve estar localizada em uma região que condiz com a identidade da empresa.

Por isso, é extremamente importante que sua loja esteja em uma região boa e atrativa. Localidades conhecidas pela sua riqueza cultural, histórica e/ou turísticas são excelentes pontos para instalar seu negócio, e as arquiteturas modernas são uma excelente opção para qualquer negócio.

5- Não há como competir com a concorrência

Já falamos uma vez aqui no blog, que estar próximo a concorrentes pode fazer o seu negócio crescer, isso porque além do aumento de fluxo do seu público-alvo, há a possibilidade de melhorias no seu negócio e a oportunidade de fidelizar seus clientes. Mas quando não dá para competir com a concorrência (preço, qualidade ou agilidade), a melhor opção é buscar outros mercados. A recomendação é sempre realizar uma análise prévia do mercado, entendendo qual a situação atual dos consumidores, fornecedores e concorrentes.

Leia tambémE-book “14 etapas para abrir um negócio de sucesso”.

6- Você não pode crescer por falta de espaço

Seu negócio está bombando, loja cheia de clientes, vários de pedidos. Isso é ótimo. Você está pronto para crescer, para expandir. Precisa contratar mais funcionários, precisa de mais espaço para armazenamento e para atender mais clientes. E se o local que você está hoje não permite esse crescimento, está na hora de mudar.

Você identificou esses problemas no seu negócio e concluiu que está na hora de mudar de local. Mas como mudar sem perder seus clientes? Acompanhe nosso blog e nossa página no Facebook que no próximo artigo explicaremos.

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